Núcleo de Física – Matemática e Química

O Programa Institucional de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa (PIBID-UFV) iniciou suas atividades em novembro de 2008 e desde o primeiro edital vem atuando de forma inovadora, trabalhando com os alunos das licenciaturas da UFV de modo a integrá-los no sistema do ensino público e conhecedores da Educação Básica pública do País. Gradualmente o PIBID-UFV foi crescendo de forma responsável e madura. Iniciamos nossas atividades pelo edital de 2007 com 97 bolsistas. No segundo edital, em 2009, saltamos para 130 bolsistas. Em 2012 atuamos com dois programas na UFV, sendo um deles via o edital de 2011 e outro sendo prorrogação do edital de 2009 de modo que, no período de 2011 a 2013, atuamos com 388 bolsistas e dois coordenadores institucionais, sendo 135 bolsistas do PIBID 2011 e 253 bolsistas do PIBID 2012. Com a unificação dos programas em 2013 e seu natural crescimento demandado pelas licenciaturas e pelas escolas da educação básica pública, passamos a atuar, a partir de março de 2014, com 598 bolsistas. Atuamos no edital de 2018 com 18 escolas públicas em dois campi, Viçosa e Florestal, distantes cerca de 200 km.

Na fase iniciada em março de 2014, o programa se consolidou no contexto das escolas públicas dos municípios de Viçosa, Teixeiras, Florestal e Pará de Minas, conquistando resultados brilhantes e inimagináveis. Os bolsistas de ID se inseriram de forma efetiva no contexto escolar e com atuação discreta, mas com muito conhecimento e habilidade, realizaram uma aproximação entre universidade e escola básica, melhorando a autoestima dos educadores do ensino público e levando nova forma de ensino-aprendizagem para as crianças e jovens adolescentes que ocupam as salas de aulas deste rico ambiente acadêmico. Inúmeros trabalhos foram apresentados em eventos acadêmico-científicos nacionais pelos bolsistas de ID e coordenadores de áreas, muito deles, em coautoria com os professores da educação básica. Além disso um vasto conteúdo de material didático-pedagógico está sendo construído e utilizado para o enriquecimento das aulas em complementação ao material que o professor normalmente utiliza. Com as atividades coletivas, realizadas na escola, o PIBID promoveu uma integração entre alunos da escola e entre escolas. O PIBID vem revitalizando espaços antes ociosos, principalmente de laboratórios, e inserindo no contexto escolar a real importância de tais espaços para a melhoria e sedimentação do conhecimento adquirido em classe.

Adicionalmente ao riquíssimo trabalho desenvolvido pelos bolsistas de Iniciação à Docência junto aos supervisores da Educação Básica, professores das escolas estaduais e municipais parceiras, desde o início dos trabalhos do PIBID-UFV, inúmeras atividades didático-pedagógicas foram desenvolvidas, inúmeros trabalhos foram apresentados pelos Licenciandos, Supervisores e Coordenadores em eventos acadêmico-científicos nacionais, demostrando uma atuação vigorosa do programa. O PIBID propicia aos Licenciandos um ambiente adequado para mostrarem sua criatividade, dinamismo e vontade de melhorar a educação básica pública do nosso País. Os trabalhos coletivos realizados nas escolas, tais como, feira de ciências, amostras acadêmico-científicas, gincanas pedagógicas, gincanas de conhecimento, jogos acadêmico-literários etc. sempre foram de grande sucesso, servindo como grande motivador do conhecimento e do aprendizado para alunos e professores das escolas participantes.

Texto Adaptado (Relatório PIBID – UFV 2017 – 2018)