Livros para Quem Gosta de Química

Mundos Indivisíveis – da alquimia à física de partículas

O livro escrito por Marcelo Gleiser, físico brasileiro traz uma análise dos fenômenos físicos do micro para o macro, partindo de subpartículas do átomo para desvendar o universo. Ele também conta a história de grandes cientistas como por exemplo Isaac Newton e Albert Einstein trazendo a tona perguntas que ainda não possuem uma única resposta. O livro é uma mistura de alquimia, física, química e matemática tornando-se essencial para a correlação destas ciências.



50 ideias de química que você precisa conhecer

O livro aborda desde temas básicos da química como átomos e mudança de fases, até temas futurísticos como músculos artificiais e células solares. É uma ótima opção para quem quer começar a estudar química, mas teme ser um assunto muito complexo. Durante essa leitura é possível perceber o quanto a química é descomplicada e atrativa.



A química dos Bolos: Receitas e Segredos para Dias mais Doces

Além de escolher bons ingredientes, também é útil conhecer alguns segredinhos e entender a química e a ciência por trás dos processos de uma receita. Com anos de prática, paixão pelo que faz e conhecimento científico de sobra, Joyce Galvão ensina as receitas que marcaram sua vida e os truques infalíveis que tem escondidos na manga. E mais: retoma histórias e sabores tipicamente brasileiros para fazer uma confeitaria que tem o gostinho de casa.



Alquimistas e Químicos; o Passado, o Presente e o Futuro

O fascínio que a química exerce e a capacidade que ela confere ao homem de transformar materiais e de viver em um mundo melhor impregnam as páginas deste livro. Percorrê-las é obter uma visão atraente dessa ciência, bem distante daquela abordagem enfadonha que marcou a vida escolar de muita gente. Da química do homem primitivo aos desenvolvimentos da fase moderna, as etapas envolveram mentes, conhecimentos e intenções. Ciência e sociedade se delineiam nas muitas histórias aqui narradas. O autor discute o impacto social da química, as decorrências benéficas ou nocivas das suas vertentes científicas, tecnológicas e educacionais, através de exemplos de aplicação no cotidiano.



Barbies, Bambolês e Bolas de Bilhar: 67 Deliciosos Comentários Sobre a fascinante Química do Dia a Dia

Neste livro são discutidos a eficácia de certos produtos, o surgimento de substâncias que mudaram nossas vidas, alguns erros químicos e a moda de consumir vitaminas e certos alimentos. Os leitores interessados em questões de saúde vão encontrar comentários sobre soja, tomate, antioxidantes, chá, homeopatia, medicina alternativa, ginseng e os benefícios de comer giz. Os cozinheiros aprenderão os segredos da canja de galinha, do cachorro-quente e do ovo cozido. Os enamorados conhecerão a ciência do chocolate e o poderoso atrativo que é o cheiro do ser amado. Um dos principais objetivos do livro é fazer do leitor um consumidor desconfiado, que não embarque em propagandas enganosas e pesquisas sem fundamentos. Outra preocupação do autor é explicar por que os produtos ‘naturais’ não são necessariamente superiores aos sintéticos – e, portanto, que a química não é algo a ser temido ou evitado.



Lavoisier: O Estabelecimento da Química Moderna

Se fosse possível resumir o conhecimento científico atual em uma única frase, ela seria: o aspecto fundamental da Natureza é a transformação”. O aspecto mais importante da obra de Lavoisier é uma profunda revisão da compreensão das transformações materiais que ocorrem no mundo. Lavoisier é um exemplo perfeito de grande cientista: extremamente meticuloso na execução de seus experimentos, criativo em suas idéias, independente e corajoso em seu pensamento, e correto com seus colegas e colaboradores. Lavoisier não passou a vida isolado num laboratório e teve uma influente atuação social e política. Carlos Filgueiras dá vida à ciência e à pessoa de Lavoisier mediante explicações cientificas claras e acessíveis e, ao mesmo tempo, explora sua importância no contexto histórico em que originaram.



A colher que desaparece: E outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos

Uma colher que desaparece quando colocada no chá quente, uma bizarra corrida pelo ouro causada por um elemento (telúrio) que tem cheiro de alho, um poeta que enlouqueceu ao ingerir lítio para se tratar de uma doença. Sam Kean nos guia em um passeio pelas mais surpreendentes histórias envolvendo a descoberta, o uso e a criação dos 118 elementos químicos da tabela periódica. Pelo caminho, o autor aborda a história dos avanços científicos, desde a descoberta do átomo até a criação de elementos artificiais, passando pela invenção da tabela periódica e pelo estudo da radioatividade. Mostra também como a vida humana se modificou devido ao cobre (usado em moedas por ser “autoestéril”), ao silício (utilizado na revolução da informática) e ao urânio (um dos grandes responsáveis pela bomba atômica). A propósito: a colher que desaparece é feita de gálio, elemento 31 da tabela periódica, metal com a estranha propriedade de ficar no estado líquido acima de 29ºC, temperatura inferior à de qualquer cafezinho.



O sonho de Mendeleiev: A Verdadeira História da Química

O livro conta como foi o desenvolvimento da tabela periódica através de um sonho do cientista russo Dmitri Mendeleiev. E a partir desse sonho como o cientista organizou os elementos químicos conhecidos na época para o que temos na nossa tabela periódica hoje. A partir disso, conhecemos toda a trajetória do cientista em descobrir novos elementos químicos desde a contribuição de filósofos gregos, o conceito de pureza do ouro pela alquimia, a importância da cultura árabe para a química e origem e o nome de diversos elementos químicos. O livro traz uma linguagem leve e importante também de se entender o retrato dos cientistas na época.



Os Botões de Napoleão: As 17 moléculas que mudaram a história

O livro relaciona momentos históricos onde a Química esteve presente e fez a diferença. Traz 17 grupos de moléculas que mudaram o curso da história. Essas moléculass produziram grandes feitos na engenharia e provocaram importantes avanços na medicina e no direito.



A História química de uma vela: As forças da matéria

Michael Faraday (1791-1867) foi um extraordinário experimentador e é considerado, com justiça, um dos maiores cientistas de todos os tempos. Deixou uma grande variedade de contribuições fundamentais para a física e a química. Descobriu a indução eletromagnética, que possibilitou a construção do motor elétrico, o efeito magneto-óptico e o diamagnetismo. Estabeleceu as leis básicas da eletroquímica e, junto com Maxwell, foi um dos criadores do conceito de campo na física. Homem de rígidos princípios morais, filosóficos e religiosos, perseguiu ao longo de toda a vida a unificação das forças da natureza, uma meta que continua a mover a física moderna. Faraday dava muito valor à popularização da ciência. Em 1826, iniciou palestras semanais de divulgação científica na Royal Institution e, pouco depois, fez conferências natalinas destinadas aos jovens. Entre 1826 e 1862, realizou 123 palestras e 19 séries natalinas. Essas atividades lhe deram a reputação de maior conferencista científico de sua época. Tanto as palestras científicas semanais como as conferências natalinas prosseguem até hoje. As últimas são transmitidas pela BBC para milhões de pessoas. Este livro traz para o leitor brasileiro, pela primeira vez, as duas séries mais famosas de suas conferências publicadas em livro. Elas se tornaram clássicos da ciência pela clareza, a ênfase na experimentação e a capacidade de o autor explicar, de modo acessível e instigante, os mais variados fenômenos científicos. “A História química de uma vela” tornou-se o texto de divulgação mais famoso do século XIX e um dos livros de ciência mais editados, tendo sido traduzido para inúmeras línguas. No início dessas conferências, para surpresa geral, Faraday, exibindo uma vela acesa para os jovens que o assistiam, disse: “Proponho apresentar-lhes, no decorrer destas conferências, a história química de uma vela. (…) Não existe lei pela qual seja regida qualquer parte deste Universo que não entre em ação e não seja abordada nesses fenômenos. Não há porta melhor nem mais aberta para que os senhores possam iniciar o estudo da filosofia natural do que o exame dos fenômenos de uma vela.” A seis conferências reunidas na segunda parte do livro, “As forças da matéria”, tratam de gravitação, coesão, afinidade química, calor, magnetismo e eletricidade. Elas oferecem ao leitor uma introdução e um panorama fascinante de alguns dos trabalhos mais importantes de Faraday e de suas ideias sobre a unidade das forças físicas do universo. Como introdução, esta edição brasileira apresenta o ensaio que James Clerk Maxwell redigiu após a morte de Faraday, publicado na Enciclopédia Britânica, e que traça os principais aspectos da obra e da personalidade de seu ilustre precursor, César Benjamin.



© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados