Filmes para quem gosta de Matemática

O Homem que Viu o Infinito

Ano: 2015

Titulo original: The Man Who Knew Infinity

Duração: 114 minutos

O filme se inicia antes da Primeira Guerra Mundial, G. H. Hardy ajuda o jovem prodígio indiano Srinivasa Ramanujan a encarar o mundo Acadêmico e a lidar com o preconceito. O filme é baseado em fatos reais e se passa na Universidade de Cambridge. O foco do enredo é a trajetória de Ramanujan, um jovem de Madras, na Índia que possui um talento especial para matemática. Órfão de pai, sem dinheiro e sem educação formal, ele luta para sustentar mãe e esposa. Com muito esforço consegue um emprego num escritório – por ter habilidade com as contas. O seu chefe pede para que ele explique seu trabalho como matemático, reconhecendo o seu potencial e incentivando a publicar seus trabalhos. Eles enviam uma carta para o professor G. Hardy e alguns dias depois recebem uma carta em resposta do professor Hardy, convidando-o a ir à Trinity College, Cambrige, Inglaterra. Ao chegar a Faculdade Trinity Hamanujan sofre um choque cultural muito grande e isso fica bem explicitado no contexto. O matemático, que nunca deixara seu povoado indiano, é exposto a um mundo de hostilidade, a alimentação (ele era vegetariano) e o clima frio eram fator de impacto. Sofreu bullying dos professores e de alguns colegas que não aceitava sua presença e opinião nas salas de aula. O longa concentra em mostrar as dificuldades que Ramanujan enfrentou para publicar e ser reconhecido, desde as duras regras acadêmicas até a saudade da família. Ao final o Ramanujan já doente com tuberculose avançada recebe a ajuda do seu mentor Hardy para publicar e consegue o reconhecimento acadêmico. Ramanujan torna-se um membro da Royal Society de Ciência em Cambridge. Depois disso, e com o fim da Guerra, o indiano voltou para casa com a promessa de enviar cartas mensalmente ao seu mentor com novas descobertas e provas, além de ter que voltar um ano depois para Cambridge. Porém, ao chegar a Índia a doença voltou e ele não resistiu. Hamanujan morreu aos 32 anos de idade. Suas teorias, quase um século depois de sua morte, vem sendo não só comprovadas como aplicadas no desenvolvimento de computadores, na economia e no estudo de buracos negros, o reconhecimento do matemático na comunidade atual é notória e possibilita pesquisas de e conhecimentos avançados.



O Jogo da Imitação

Ano: 2015

Titulo original: The Imitation Game

Duração: 114 minutos

The Imitation Game (O Jogo da Imitação) é um filme britano-estadunidense dos gêneros suspense e drama histórico-biográfico, dirigido por Morten Tyldum, com roteiro de Graham Moore baseado no livro biográfico “Alan Turing: The Enigma”, de Andrew Hodges, por sua vez inspirado na vida do criptoanalista britânico Alan Turing. A história se passa em três períodos de tempo, no passado, contando a passagem de Alan na escola onde o mesmo descobre o primeiro amor e sofre constantes ataques dos outros colegas. No presente em 1939, quando a recém-criada agência de inteligência britânica MI6 recruta Alan que tem dois desafios, sendo o primeiro decifrar o “enigma alemão” ao mesmo tempo sofre para aprender a conviver com os outros membros da equipe. E no futuro em 1952, quando é revelado a sexualidade de Alan o que acarreta em um grande problema para o mesmo. A história nos proporciona a entender como Alan e sua equipe foi responsável pela construção do primeiro computador, e como a matemática foi fundamental para o nascimento do que conhecemos hoje da tecnologia, é importante ressaltar a importância de Alan Turing tanto na área acadêmica quanto na sua vida pessoal.



A Teoria de Tudo

Ano: 2015

Titulo original: The Theory of Everything

Duração: 124 minutos

A história inicia ainda na época de faculdade, quando Hawking, um aluno prodígio começa a se destacar. Por mais intelegente que fosse, Hawking era muito atrapalhado. Não demora para que conheça e se relacione com Jane. Os dois começam um namoro até a descoberta da doença do cientista, Hawking possui uma doença degenerativa do sistema nervoso, Esclerose Lateral Amiotrófica. A garota demonstra ser bem mais corajosa do que se podia imaginar prometendo cuidar do companheiro perante qualquer dificuldade e assume a relação. Os dois ingressão em uma união matromonial, não demora para que tenha seu primeiro filho, são 3 no total, enquando isso a doença de Hawking avança cada vez mais, piorando sua situação, chegando ao ponto de Hawking apresentar uma imensa dificuldade de movimentação. Logo a relação entre o casal começa a se enfraquecer, Jane fica sobrecarregada com as tarefas de casa e cuidar de seu marido, essa rotina cada vez coloca o casal mais distante, o filme retrata muito bem essas dificuldades. Hawking se destaca em sua aréa de estudo, tendo reconhecimento, porém isso custa cada vez mais a relação dentro de casa, enquanto almeja o saber Jane se vê cada vez mais cansada, com isso um amigo de Jane da igreja resolve ajudar o casal, Jonathan um jovem rapaz que havia perdido sua mulher alguns anos antes. Com seu auxílio a família parece finalmente se ajeitar, porém, Hawking parece mais o avô que mora com a filha, enquanto Jonathan se torna uma espécie de homem da casa. Essa situação não demora a incomodar os Pais de Hawking que sugere que Jane estaria tendo um caso com Jonathan, esse que se incomoda ao saber e decide se afastar do casal. Em um congresso em Paris, depois de pegar uma pneumonia Hawking é obrigado a realizar uma traqueostomia. Depois disso, começa a ter aulas para conseguir se comunicar novamente, até conseguir seu primeiro sintetizador de voz. Com o avanço da doença, vemos cada vez mais um Hawking triste e frustado, bem como uma Jane mais amarga. Pouco tempo o casal se distancia mais quando Hawking recebe auxílio de Elaine, que lhe apresenta tanto o sintetizador, quanto, resolve o auxiliar vendo nele um enorme potencial. Hawking decide então escrever um livro, e nesse período a relação se torna insustentável, Jane decide por dar um fim ao relacionamento, porém, ambos acabam em termos amigáveis e voltam a viver mais felizes. O filme por mais que se trate de um documentário a respeito da vida de Hawking, não tem como centro o cientista, Jane tem papel fundamental em toda a trama, divide muito bem e por diversas vezes assume o papel principal, já que Hawking esta bem limitado devido a sua doença.



O Preço do Desafio

Ano: 1988

Titulo original: Stand and Deliver

Duração: 142 minutos

O preço do desafio é um filme baseado em fatos reais que conta a história de Jaime Escalante, um imigrante boliviano, que deixa seu emprego no qual era bem remunerado para ser professor. Jaime começa sua jornada como professor do ensino médio em um colégio público encarando o desafio de lecionar matemática em um bairro pobre de Los Angeles para alunos considerados desinteressados e desmotivados. Escalante começa a ensinar cálculos (álgebra) para a turma de alunos usando métodos de lecionar diferenciados, tornando suas aulas divertidas, trazendo exercícios voltados para a aplicação no dia a dia deles. Usando sua persuasão, motiva e inspira os alunos a vencerem suas dificuldades, desde as frações até a vivência fora da escola, desafiando-os a mudarem suas realidades e superarem os preconceitos que os cercam. Toda a emoção, empolgação e determinação que o professor transmitia em suas aulas contagia os alunos de maneira que 18 alunos, através do incentivo de Escalante, resolvem prestar o exame de Cálculo Integral da Universidade de Princetown (exame esse que apenas 2% dos estudantes americanos tinham coragem de se inscrever). Escalante os convencem a buscar e lutar pela vitória, não somente no exame, mas como uma maneira de provarem a todos e a eles mesmos que são capazes de conseguirem tirar a nota que desejam, e além disso, que são capazes de melhorarem de vida. Assim, esses 18 alunos frequentam aulas extras durante o verão para aprenderem toda a matéria e prestarem o exame. Os alunos obtêm êxito nos exames, surpreendendo a todos e levantando a suspeita de fraude, afinal alunos latinos pobres de uma escola de periferia poderiam obter tais resultados? É instaurada uma investigação sem sucesso e os alunos fazem outro exame sob supervisão daqueles que haviam sido designados para realizar a investigação. Novamente os alunos obtém os mesmos resultados para a felicidade de Escalante. Tal feito impulsiona posteriormente o aumento do número de alunos daquela escola a prestarem o exame e a obterem sucesso nele. O filme mostra a importância da profissão de professor que é capaz de motivar as pessoas e as ajudarem a mudar sua realidade de vida. Ademais, ainda temos a lição de que não existem pessoas melhores ou piores, e sim oportunidades diferentes em toda a vida, porém podemos usar nossa força interna para superar os desafios.



Donald no País da Matemágica

Ano: 1959

Titulo original: Donald in Mathmagic Land

Duração: 27 minutos

Donald no País da Matemágica foi lançado nos EUA em 1959 e indicado ao Oscar como melhor curta documentário, considerado o melhor desenho educativo produzido pela Disney. Trata-se de uma animação, estrelando o Pato Donald em contato com a matemática de uma maneira lúdica. É uma viagem em um mundo de fantasia onde as árvores têm raízes quadradas. Disney usa a animação para explicar o pentagrama que contém a regra de ouro e, baseado nele, explica a relação de proporção do retângulo de ouro, que representava para os gregos a lei da beleza matemática. O enredo aborda alguns conceitos de Geometria Sagrada de forma simples, além de introduzir a sequência de Fibonacci, Proporção aúrea, pentagrama dentre outros.



Uma mente brilhante

Ano: 2001

Titulo original: A Beautiful Mind

Duração: 135 minutos

O filme “Uma mente brilhante” nos apresenta a história de John Nash, para quem não sabe, ele foi um incrível matemático que trabalhou na teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais. Inicialmente, o filme retrata a chegada dele à universidade, que o cita como um grande matemático desde o início. A personalidade que condiz a ele inserida nesse meio cinematográfico, o descreve como uma pessoa estranha devido ao seu comportamento social e a forma como desenvolve e observa as coisas que estão ao seu redor, um pouco arrogante talvez. É mostrado também, uma genialidade única do mesmo quando se diz algo a respeito de cálculos. John era um desastre quando o assunto se tratava de garotas, por outro lado, era um gênio observador que sempre desenhava os trabalhos de seus colegas por achar que aquilo não estava literalmente adepto e inserido de maneira fantástica no mundo matemático, ou seja, algo bem superficial e trivial. A partir daí, ele percebe que quer ser o melhor e atingir o ápice criando algo original e bem exclusivo. Ele não frequentava as aulas, pois dizia que elas destruíam toda a sua autenticidade e acabava bagunçando suas ideias, deixando implícito a criatividade que ele estava procurando para realizar e publicar o seu trabalho. John conversava com um colega de quarto imaginário, que era totalmente o oposto dele e haveria desenvolvido habilidades que ele não tinha, e um dia conversando com seus colegas, entraram no assunto da “teoria de jogos” de Adam Simth, conseguindo assim concluir o seu trabalho com a ideia original que tanto buscava. Após terminar a sua graduação, Nash foi trabalhar como professor, apesar de não gostar, sempre tentava atingir o ápice da excelência em tudo que fazia, e foi assim que conheceu a sua esposa Alicia. Se casaram e tiveram um filho, mas antes disso John acreditava que o destino estava em suas mãos, no caso, acreditava que teria sido chamado pelo governo para decifrar códigos soviéticos. Nessas cenas, pode-se notar claramente que o protagonista estava sofrendo de esquizofrenia, distúrbio mental que afeta a capacidade da pessoa pensar, sentir e se comportar com clareza. No auge de sua esquizofrenia, Nash sai correndo bastante apavorado de uma palestra e acaba internado em uma clínica psiquiátrica. Alice foi muito importante para a sua recuperação e colaborou bastante para a sua reintegração social. John conseguiu voltar e se inserir no meio acadêmico novamente, onde conseguiu provar a sua teoria do equilíbrio, motivo pelo qual recebeu o prêmio Nobel de economia pelo seu trabalho.



Quebrando a Banca

Ano: 2008

Titulo original: 21

Duração: 123 minutos

Ben Campbell (Jim Sturgess) é um jovem tímido e superdotado do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que, precisando pagar a faculdade, busca a quantia necessária em jogos de cartas. Ele é chamado para integrar um grupo de alunos que, todo fim de semana, parte para Las Vegas com identidades falsas e o objetivo de ganhar muito dinheiro. O grupo é liderado por Micky Rosa (Kevin Spacey), um professor de matemática e gênio em estatística, com quem consegue montar um código infalível. Contando cartas e usando um complexo sistema de sinais, eles conseguem quebrar diversos cassinos. Até que, encantado com o novo mundo que se apresenta e também por sua colega Jill Taylor (Kate Bosworth), Ben começa a extrapolar seus próprios limites. O filme mostra a mudança pela qual Ben Campbell passa após ser convidado por um professor a integrar-se a um grupo de jovens gênios que praticam golpes em cassinos, utilizando o ‘fantástico’ sistema da contagem de cartas. Qual seria a motivação de Campbell? Conseguir pagar a Universidade (Harvard, por sinal), visto que, devido às suas precárias condições financeiras, este seria seu único entrave para cursar medicina, já que suas notas são quase perfeitas e a concorrência para a única bolsa de estudos disponível é notavelmente acirrada. Pois bem, a partir daí a história toma o rumo de praxe, glória e dinheiro fácil, glamour e romance, desentendimentos e inveja, ego inflado e desleixo, responsabilidade e vitória.



O Dono do jogo

Ano: 2014

Titulo original: Pawn Sacrifice

Duração: 120 minutos

O Dono do Jogo tem como ideia a biografia de Bobby Fischer . Um filme muito criticado pelos matemáticos, já que os matemáticos acreditam que os filmes sempre tentam passar uma ideia de que a inteligência elevada vem junto da loucura. O filme trata bastante os medos de Bobby Fischer, um jogador profissional de xadrez que tinha diversas fobias: o medo do comunismo durante a Guerra Fria, o medo de não ser o melhor no xadrez. Esse filme vai falar sobre a rivalidade de Bobby Fischer e seu maior rival Boris Spassky. Um bom filme para se tratar a interdisciplinaridade já que retrata sobre a rivalidade dos Estados Unidos e a União soviética e o raciocínio na matemática.



Estrelas Além do Tempo

Ano: 2016

Titulo original: Hidden Figures

Duração: 127 minutos

Estrelas além do Tempo é um filme baseado na história de três mulheres negras matemáticas da Nasa que se passa na década de 60 nos Estados Unidos, em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética estão em corrida espacial e existe uma disputa entre as duas nações onde manifestou-se também na área tecnológica e, entre 1957 e 1975, concentrou-se na exploração do espaço. A Guerra Fria, foi marcada pela polarização do mundo em dois blocos, liderado pelos Americanos e Soviéticos, gerou um conflito político-ideológico entre as duas nações e seus respectivos blocos, cada qual defendendo os seus interesses e a sua ideologia. Mulheres negras já passam por inúmeras dificuldades no decorrer da sua vida com o racismo, na época em se passa essa história existiam lugares públicos separados para pessoas de cor como bebedouros, banheiros, biblioteca, lugares separados em ônibus, igrejas, entre outros. Além disso, as mulheres não eram aceitas nas Universidades de engenharia, que por sua maioria eram compostas por homens brancos na carreira acadêmica, não eram aceitas como cargos mais altos de liderança. Nesse contexto se destacam essas mulheres matemáticas Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson que trabalham como ”computadores” da Nasa. A função era de fazer e conferir inúmeros cálculos com muita eficiência, tinham um setor separado com demandas muito desafiadoras em período que o país se destacava em avanços tecnológicos. A Katherine Johnson é uma viúva mãe de três filhas, que desde muito nova era brilhante e inteligente com os números, os pais investiram em seu estudo com dificuldades, depois de crescida mora com as filhas e a mãe e com o seu emprego e de onde sai o sustento de sua família. A empresa precisava de uma pessoa com habilidades em Geometria Analítica e ela ocupou o cargo de ”computador” de um setor de lançamento de foguetes para o espaço. Dorothy Vaughan assumiu como líder do grupo de mulheres negras computadores, mas sem alteração de salário ou cargo, somente as responsabilidades, com o advindo das máquinas IBM para a empresa, elas iriam ficar sem o trabalho, antes de acontecer isso, se esforçou em entender sobre a máquina e sobre todo a programação necessária, conseguiu mover toda a sua equipe para trabalhar com a nova tecnologia e a tão sonhada promoção de supervisão. Mary Jackson uma mãe de dois filhos, esposa e trabalha fora e muito, na Nasa ela participa de um grupo de estudos sobre materiais resistentes a temperatura, pressão no espaço, surgiu uma vaga de engenheiro no setor, influenciada pelos seus líderes ela entrou com uma ação judicial contra o Estado para estudar em uma universidade de Engenharia. Esse filme é um trecho da vida repleta de desafios e dificuldades para mulheres, uma luta racial maior que todos os desafios com a matemática e com a engenharia, são exemplos de conquistas e superações, que nos dá incentivo de seguir em frente.



© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados